Reposicionamento de marca: como fazer?
O reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding, é uma estratégia usada para mudar o posicionamento da empresa e criar uma imagem diferente para o público.
Quando o empreendedor abre um negócio, uma das coisas mais importantes é posicionar a marca, e o posicionamento mostra o tipo de linguagem que ela vai usar para se comunicar com o público, entre outros pontos importantes.
Mas, ao longo do tempo, muitas coisas acontecem, trazendo mudanças no mercado como um todo, o que envolve o público, tendências, entre outros aspectos que não são estáticos.
Manter a marca estagnada em um mesmo posicionamento é um grande erro quando existe a necessidade de mudança. É assim que a organização será capaz de se adaptar às mudanças e às necessidades dos consumidores.
Ao longo do tempo, muitas empresas famosas no mundo todo passaram por esse processo e continuam passando, e é assim que elas conseguem liderar os segmentos em que atuam.
Seu negócio precisa trabalhar da mesma forma, e para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, você vai compreender o conceito de reposicionamento de marca, saber sobre sua importância e como colocá-lo em prática.
O que é o reposicionamento de marca?
Reposicionamento de marca é uma estratégia também conhecida como rebranding, e nada mais é do que uma mudança de posicionamento, tendo como propósito adequar a imagem que a marca deseja transmitir.
Mesmo que algumas mudanças sejam realizadas, a essência da companhia deve permanecer a mesma, e o posicionamento está ligado à reavaliação de vários pontos, como:
- Estratégias utilizadas;
- Serviços prestados;
- Relacionamento com o público;
- Características dos produtos.
A partir do momento em que uma empresa de limpeza de colchão box assume uma posição diferente, renova a maneira de se comunicar, adota ações alinhadas com sua identidade e estabelece a imagem que deseja perante os consumidores.
É importante dizer que o posicionamento de uma empresa não é algo estático, podendo ser modificado a qualquer momento.
Mas, é fundamental que ele esteja de acordo com os valores da companhia, por essa razão, é fundamental entender seus tipos.
Um deles é o posicionamento incremental, que ocorre de maneira gradativa para que seja possível se adaptar a algumas mudanças, tais como as transformações internas, alterações no cenário econômico ou mudanças no comportamento do público.
Também existe o reposicionamento radical, geralmente trazido por meio de boas oportunidades de negócios, crises e pressões do mercado.
Trata-se de um tipo de estratégia que proporciona reestruturação geral da imagem da marca, embora signifique um grande investimento e envolve mais riscos.
Importância de reposicionar a marca
Uma empresa especializada em projeto de iluminação de garagem deve reposicionar sua marca para fazer mudanças que vão melhorar consideravelmente os resultados.
É uma forma de recuperar clientes, reconquistar o público, aumentar a notoriedade do negócio e fortalecer sua imagem perante a audiência.
O rebranding é uma forma de demonstrar que a companhia evolui constantemente e que busca melhorias para agradar os consumidores.
Tenha em mente que mudanças significam atualizações, algo fundamental para acompanhar as mudanças, descobrir tendências e se destacar.
Nem sempre será possível acertar de primeira, os pode ser que ao iniciar o negócio, o empreendedor esteja equivocado quanto à persona. O mercado também pode mudar muito em um curto período, com isso, a organização perde clientes e visibilidade.
Para evitar essa situação, é fundamental saber acompanhar as mudanças, e a partir do momento em que a empresa altera sua estratégia, consegue mudar o cenário, ganhar visibilidade, atrair clientes e ter mais oportunidades de negócio.
Se o negócio mudar sua diretoria, não basta apenas anunciar que está sob nova direção, é necessário mudar o rumo de fato.
Pense, por exemplo, que a língua muda ao longo do tempo, assim como o comportamento do consumidor. Mas, ao fazer reposicionamento de marca, um fabricante de película transparente automotiva consegue acompanhar tendências.
Essa capacidade é fundamental para se adequar às expectativas do público e fazer com que o negócio seja completamente capaz de atender às necessidades das pessoas.
Dicas para fazer reposicionamento de marca
Antes de saber como fazer reposicionamento de marca, primeiro é necessário identificar o momento certo de colocar essa estratégia em ação.
Lembre-se de que esse processo mostra que a companhia está em constante atualização e que se preocupa com seus clientes, uma vez que está conectada a eles e compreende a melhor oportunidade de fazer mudanças.
Esse processo está muito além de atualizar a comunicação e modernizá-la, pois também trata da capacidade de alinhar o negócio às expectativas do consumidor.
É assim que a organização vai conseguir se destacar em meio aos concorrentes e manter sua competitividade. Algumas dicas para fazer o reposicionamento de marca são:
Fazer listas
A primeira coisa que uma empresa de envelopamento de painel de carros precisa fazer é criar listas de tudo o que precisa mudar em sua marca.
Estude o cenário atual para reunir resultados, comparar concorrentes, analisar pontos fortes e fracos e compreender qual é o melhor caminho para começar esse processo.
Trabalhar a identidade visual
Quando se trata de identidade visual, o conceito vai mais além do logotipo escolhido para representar a marca. Ela também está relacionada com as cores predominantes, o design do site, publicações nas redes sociais e a fonte escolhida para as mensagens.
Esses elementos precisam estar alinhados sob o mesmo padrão, e uma mudança no logotipo pode trazer um efeito que ajuda a modernizar todos os outros aspectos visuais da corporação.
Ao elaborar seu reposicionamento de marca, um fabricante de cortina wave com forro deve pensar nessa parte de maneira estratégica, encontrando o equilíbrio e evitando a descaracterização da marca.
Nesse contexto, é fundamental considerar os aspectos de neuromarketing, como no caso da psicologia das cores. Ela ajuda a tomar boas decisões para direcionar melhor a percepção do consumidor.
Analisar o mercado
É muito importante estar ligado às tendências do mercado e às mudanças no comportamento do consumidor. Procure saber o que os concorrentes estão fazendo, se existe alguma crise no momento e como a marca reage a tudo isso.
Também é fundamental compreender de que maneira ela vai se posicionar a partir de agora, e com base nessas definições, vai ficar muito mais fácil colocar o rebranding em prática.
Usar diferentes canais de mídia
A modernização do negócio precisa ser acompanhada por meio de uma exposição estratégica nos canais de mídia. Se a empresa não tiver uma estratégia bem estruturada para usar as redes sociais, este é o momento de criá-la.
Os canais escolhidos por um fabricante de embalagens para paletas mexicanas devem estar de acordo com os interesses da persona, pois isso ajuda a promover uma divulgação rápida das mudanças que devem ser realizadas.
Se o reposicionamento de marca tiver como propósito, por exemplo, encontrar um público mais jovem, deve estar presente em canais como o Instagram e o Twitter.
Compreender o público
Ao longo do tempo, é normal que os hábitos de consumo e comportamentos do consumidor sofram algumas alterações.
É papel das empresas estarem cientes dessas mudanças, pois isso ajuda a aumentar a proximidade entre a organização e sua audiência.
Criar expectativa
É muito frustrante quando o processo de rebranding não é notado pela persona, e a melhor maneira de evitar isso é buscar estratégias que vão criar uma expectativa para a audiência, e as ações de marketing digital ajudam nesse sentido.
Por exemplo, uma confecção de uniforme para limpeza hospitalar pode usar o e-mail marketing para informar seus contatos sobre a chegada de uma novidade, e com isso despertar o interesse deles.
Mas, as ações também precisam ser voltadas para outros canais importantes, como no caso do site institucional, blog e redes sociais.
Não se esqueça de monitorar as primeiras impressões das pessoas em relação ao lançamento trazido pela campanha. Tenha em mente que o reposicionamento de marca é um processo longo e que as otimizações devem ser feitas, conforme as necessidades.
Executar as estratégias
Finalmente chegou o momento de iniciar as mudanças, e uma empresa de limpeza de bancos automotivos precisa garantir que tudo esteja alinhado, tanto os aspectos externos quanto internos da organização.
Se ela tiver um planejamento bem estruturado, perceberá as mudanças em médio prazo, mas não se esqueça de que as mudanças começam de dentro para fora.
Considerações finais
O rebranding é uma estratégia fundamental para melhorar o relacionamento com os clientes e trazer boas oportunidades para as empresas.
Ao longo do tempo, o negócio vai precisar mudar a maneira como atua e é visto pelos consumidores. Neste artigo, você compreendeu um pouco mais sobre essa prática e de que maneira aplicá-la para crescer sua marca e conquistar o mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.