SEM

SEM: entenda como funciona essa estratégia!

SEM é uma estratégia de marketing digital que utiliza a visibilidade dos buscadores para divulgar a plataforma e a marca, por isso, também é conhecido como Search Engine Marketing ou Marketing de Busca.

Quando as pessoas têm alguma dúvida sobre determinado assunto ou simplesmente desejam comprar um produto ou serviço, a primeira coisa que elas fazem é procurar informações na internet.

Para encontrar as respostas que precisam, utilizam buscadores como o Google, Bing, Yahoo e até o YouTube. Você, como usuário, provavelmente tem esse comportamento e prefere acessar os resultados que aparecem primeiro.

Os usuários, de modo geral, sabem que os primeiros resultados de pesquisa são os melhores, mais completos e mais confiáveis. Fazer com que a sua página apareça bem posicionada é importante para atrair tráfego e construir credibilidade.

Existem várias estratégias que ajudam as marcas a alcançar esse resultado, e uma das mais importantes é a SEM. Suas ações têm como objetivo usar os motores de busca para promover a marca na internet.

Neste artigo, você vai entender o que é SEM, compreender a importância dessa prática e saber um pouco mais sobre seu funcionamento.

Entenda o conceito de SEM

SEM é uma estratégia de marketing que tem como base os mecanismos de busca, sendo fundamental para divulgar os negócios dentro e fora da internet, além de promover ações que acontecem nas plataformas virtuais e fisicamente.

Ele se divide em duas partes. Uma delas é o famoso SEO, que ajuda a gerar mais tráfego orgânico para o site. A outra são os links patrocinados, também conhecidos como mídias pagas.

Quando o usuário faz uma pesquisa, por exemplo, sobre assistência técnica de celular próximo a mim, além dos resultados orgânicos, vai visualizar anúncios entre esses resultados.

Tanto as mídias pagas quanto as estratégias orgânicas precisam do uso de boas palavras-chave e outras estratégias, como segmentação de público.

De maneira resumida, o SEM é como um guarda-chuva que abriga várias outras estratégias que auxiliam as empresas a se posicionarem entre os primeiros resultados nos motores de busca.

Uma boa estratégia de marketing digital só será completa se a organização investir em todas as ações pertencentes ao SEM.

Como o SEM funciona e sua importância

Após compreender o conceito de SEM, fica mais fácil entender seu o funcionamento. Em primeiro lugar, é necessário fazer uma divisão, tendo em vista que existem duas maneiras de fazer com que a empresa tenha um bom destaque nas buscas.

Qualquer pessoa que já fez algum tipo de pesquisa nessas plataformas consegue compreender o funcionamento do SEM. Existem dois tipos de resultados que aparecem nas páginas, sendo os orgânicos e os pagos.

Eles são exatamente as duas vertentes do SEM que uma empresa de sacada com vidro fumê trabalha. Portanto, o funcionamento desta prática é justamente usar os diferentes tipos de estratégias para conseguir uma boa posição.

Antes de explicar a importância do SEM propriamente dito, é interessante conhecer um pouco mais sobre suas vertentes.

Começando pelo SEO, uma sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca.

Ele reúne estratégias importantes para otimizar páginas de sites, blogs e plataformas e-commerce, para que possam aparecer entre os primeiros resultados e atrair mais visitantes. Dentre as principais estratégias, estão:

  • Marketing de conteúdo;
  • Design responsivo;
  • Uso de palavras-chave;
  • Velocidade de carregamento.

Os textos publicados na plataforma precisam ser de boa qualidade, além de falar sobre assuntos relevantes para a audiência, de maneira clara e aprofundada.

Investir em SEO é fundamental, pois, de acordo com algumas pesquisas, 90% dos usuários costumam clicar apenas em um link oferecido nos resultados de busca.

Vários outros estudos para compreender o comportamento do usuário também mostraram que a primeira posição do Google consome cerca de 1/3 dos cliques.

Mas, além do SEO, um fabricante de papel acoplado para bolo também pode investir em links patrocinados. São anúncios pertencentes a uma ferramenta de mídia paga e que aparecem entre os resultados de pesquisa.

Para criar anúncios dessa forma, é necessário se cadastrar em uma plataforma, como no caso do Google Ads, ou Bing Ads, e inserir os dados do cartão para debitar os valores.

Geralmente, a cobrança costuma ser por cliques, mas existem opções mais avançadas que permitem otimizar para conversões ou número de visualizações.

Para escolher qual anúncio será exibido, cada vez que uma pessoa faz uma pesquisa por determinado termo, o Google organiza um tipo de leilão.

Por causa disso, é fundamental definir os valores máximos que a marca está disposta a pagar, considerando aspectos importantes, como a relevância e o número de concorrentes da palavra-chave.

Com base no entendimento das vertentes pertencentes ao SEM, não é difícil compreender que os motores de busca são responsáveis por quase todo o tráfego gerado na internet.

Enquanto uma pessoa está pesquisando sobre cadeira elétrica para deficiente, ou outro usuário está procurando informações sobre um assunto diferente, no mundo todo são cerca de 2,3 milhões de pesquisas a cada segundo.

Esses números deixam bem claro o potencial dos buscadores para os negócios. Eles são plataformas de informações e verdadeiros alicerces para o conhecimento das pessoas.

O principal objetivo do Google é oferecer a melhor experiência aos usuários, por isso, constantemente, incentiva a criação de conteúdos valiosos e capazes de aumentar ainda mais o conhecimento das pessoas.

Ele também se tornou a maior plataforma de publicidade do mundo, sendo um modelo eficaz que traz rentabilidade para as pesquisas contínuas.

Boas práticas de SEM para os negócios

Até aqui ficou claro o quanto o SEM é importante para as empresas, mas para aproveitar todo o potencial de seus recursos, um fabricante de veneziana de policarbonato deve investir em boas práticas, como:

1. Palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa, ou long tail, são termos mais específicos e que possuem um volume de busca menor. Um bom exemplo de long tail seria “receitas práticas de bolo fofinho”, algo muito diferente de “bolo receita”.

Perceba que no primeiro exemplo, o usuário foi bem específico, pois quer encontrar uma receita prática para fazer um bolo fofinho. Já no segundo exemplo, ele quer uma receita de bolo qualquer, independentemente de sabor e outros aspectos.

Usar palavras-chave de cauda longa aumentam as chances de ranquear entre os primeiros resultados, embora o número de pesquisas seja menor. Não existe tanta competitividade e as probabilidades de impactar o público certo são muito elevadas.

2. Criar anúncios persuasivos

Para que os anúncios tragam bons resultados, é fundamental trabalhar sua persuasão. As campanhas de uma empresa de revitalização de piso precisam fazer com que o público sinta vontade de clicar nelas.

Algumas dicas para fazer isso é escrever uma boa copy, inserir a palavra-chave escolhida no texto, incluir uma chamada para ação persuasiva e chamativa e usar extensões de anúncio.

3. Evitar técnicas de Black Hat

Black Hat são técnicas duvidosas que prometem burlar os algoritmos dos buscadores, mas que na verdade acabam prejudicando a qualidade do site e sua imagem perante os mecanismos de busca.

Antigamente, era mais fácil enganar os robôs do Google, mas a tecnologia do buscador evoluiu consideravelmente e está extremamente avançada.

Os algoritmos conseguem detectar estratégias antiéticas rapidamente e o site acaba sendo penalizado. Por outro lado, um buffet casamento para 200 pessoas pode melhorar seu posicionamento com as práticas de SEM.

É muito melhor para a empresa investir em uma otimização adequada, com as técnicas corretas e aceitáveis, ao invés de correr riscos com tentativas antiéticas.

Esteja sempre atento a elas, pois podem ser extremamente prejudiciais e causar o efeito contrário daquilo que você estava esperando.

4. Aprimorar o índice de qualidade

No caso dos links patrocinados, é fundamental garantir a qualidade das campanhas, pois assim elas serão mostradas com mais frequência e o custo será mais baixo.

Não pense que só porque a marca está pagando pelo anúncio, o Google vai exibi-lo sem nenhum critério, muito pelo contrário.

Para que sua estratégia funcione, uma empresa de impermeabilização muro de arrimo deve adicionar a palavra-chave escolhida, tanto no texto do anúncio quanto na página de destino, para onde o usuário será enviado.

Isso é importante para que o Google possa compreender qual é a URL da página e identificar se ele é compatível com o anúncio, algo que aumenta o índice de qualidade.

Considerações finais

O SEM é uma estratégia importante e que reúne as principais práticas de otimização e anúncios, para que o seu negócio esteja sempre entre os primeiros resultados de pesquisa.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre essa importante prática e compreendeu um pouco mais sobre o quanto ela é importante para o negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.