Como estruturar um benchmark ?
Conforme uma empresa queira ir crescendo no mercado como um todo, há uma necessidade muito específica que é a de conhecer as estratégias para isso. É o caso do benchmark, que sem dúvida pode fazer toda diferença.
Na verdade, ele pode ser aplicado por uma firma que acabou de abrir, de modo que ela já surja com esse diferencial de ter uma análise mais objetiva do seu segmento. Mas também pode ser colocado em prática por uma empresa que já existia.
Nesse segundo caso, o que temos é um negócio que decidiu crescer de modo diferenciado. O que pode vir no sentido de começar a surfar uma curva positiva nunca vista antes, ou então de manter algo que já havia acontecido, mas de modo sazonal.
É muito importante falar sobre essa sazonalidade, aliás. Ocorre que uma empresa pode crescer de repente, por uma espécie de sorte “sazonal”, como quando uma clínica oftalmologista de cachorros sai na televisão e faz sucesso.
Isso certamente vai implicar um aumento considerável na carteira de clientes. Contudo, é algo temporário e se deve à matéria que saiu na televisão, pois um programa decidiu explorar o fato curioso de que já existe esse tipo de médico para cães.
Ao mesmo tempo, não seria conveniente ou mesmo coerente esperar que nos próximos três, seis ou doze meses o mesmo se repita. Afinal, é certeza que se não houver mais uma matéria televisiva, aquele resultado incrível não se repetirá.
Esse é um exemplo de sazonalidade devida a fatores externos, como uma sorveteria que vende mais sorvete no verão, ou uma cafeteria que tende a vender mais no inverno. Se o dono e os gestores quiserem alcançar algo mais garantido, precisarão ir além.
Por exemplo, encontrar um produto que possa substituir aquele que não sai tão bem fora de determinada época do ano, ou que possa complementá-lo. No caso de quem saiu na televisão por sorte, também é possível fazer algo.
Se a empresa trabalha com franquia de esquadrias de alumínio, ela pode reforçar rapidamente seu blog e suas redes sociais, pois o tráfego excessivo que for gerado às pressas tende a se fidelizar, em vez de vir e logo ir embora.
Isso porque eles podem se inscrever na newsletter do blog, ao mesmo tempo em que podem começar a seguir seus perfis nas redes sociais. Ou seja, você fideliza essa clientela a mais, ao invés de ver ela chegando e partindo logo em seguida.
Além do mais, é justamente por conta desse tipo de situação, em que uma marca pode surfar uma temporada boa sem saber quando isso se repetirá, que é preciso falar em crescimento planejado, racionalizado, sustentável e escalável.
Cada uma dessas palavras tem um sentido muito profundo e importante no universo corporativo atual. Sendo que a estruturação de um bom benchmarking entra logo na primeira, que é a do planejamento.
Na verdade, ele ainda pode ser visto como uma etapa anterior, no sentido de que ele se realiza como uma pesquisa de mercado, que vai dar subsídios indispensáveis para o planejamento, que então avançará até os próximos passos.
Assim, se estamos falando sobre serviços reforma em Salvador, a pesquisa deve começar por uma compreensão melhor acerca dos concorrentes que atuam na mesma área e que realmente oferecem algum risco para sua empresa.
Deste modo, se você quer entender como exatamente isso funciona, dominando de uma vez por todas algumas dicas relativamente simples que podem revolucionar a história da sua empresa, então basta seguir adiante na leitura deste texto especial sobre o tema.
Sobre a concorrência
Hoje em dia, muitos empresários ainda ficam sem entender qual é a relação correta que uma marca precisa ter com a concorrência. Entre o medo exagerado e a indiferença prejudicial, qual será o meio-termo perfeito?
É preciso, por exemplo, aprender com a concorrência, sem sombra de dúvida, mas talvez alguns empreendedores e gestores tenham receio de confessar ou mesmo aceitar isso. No fundo, é preciso saber entendê-la e afastá-la apenas estrategicamente.
Afinal, dizer que você vai compreender melhor os perfis da sua persona de público, para importá-los com mais assertividade e então afastar a concorrência, não implica ignorá-la de modo algum, mas justamente compreendê-la para poder superá-la.
Pode parecer uma diferença pequena, ou apenas uma diferença de palavras, mas no fundo são coisas totalmente diferentes. Por isso é que decidimos escrever este artigo, trazendo aqui tudo que você precisa entender sobre benchmarking.
Além de contextualizar o significado e a importância desse recurso para uma firma, trazendo os devidos conceitos e características sem os quais seria impossível entender o assunto, também é fundamental explicar como exatamente implementar.
Inclusive, isso tende a funcionar melhor pois lidamos sempre com exemplos práticos e realistas, que dialogam com segmentos e nichos de mercado realmente existentes, como modo de ilustrar melhor o que está sendo explicado.
De fato, um dos pontos mais atraentes disso tudo é precisamente o fato de que hoje o benchmarking já evoluiu tanto que pode ajudar qualquer tipo de negócio, seja o que vende produtos industriais ou o que presta serviços de oficina mecânica.
O que é benchmarking?
Não é possível entender como estruturar um recurso desses sem antes dominar o conceito básico que lhe dá sustentação, sobretudo no sentido mais estratégico.
A começar pelo significado do termo, que infelizmente não tem um consenso em termos de tradução direta. O mais aceitável, porém, é que benchmarking significa “análise comparativa”.
Portanto, o que uma empresa de comunicação visual e fachada precisa fazer urgentemente é definir quais serão os critérios de análise, já começando a delinear o planejamento do seu benchmarking, que sem isso poderia fracassar.
Basicamente, o que ela pode analisar é o seguinte:
- Tempo de mercado;
- Os parceiros ativos;
- Estratégias de marketing;
- Montante de vendas;
- Perfis da persona de público;
- Tipos de operação;
- Busca por otimização;
- Orçamentos disponíveis.
Enfim, o grande esforço é justamente o de compreender se o seu concorrente é alguém que consegue fazer muito mais do que você, com muito menos recursos.
Se for o caso, certamente você precisa corrigir alguns problemas em termos de processos, pessoas ou mesmo produtos (ou serviços, se for o caso).
Seja como for, com essa estruturação seu benchmarking já tende a ser consideravelmente diferenciado e, sem dúvida, bastante promissor.
Mantenha sua identidade
Até aqui já ficou claro que um bom empresário não pode se deixar levar apenas por impressões, por “achômetro” ou por insights confusos.
Pelo contrário, ele precisa seriamente racionalizar os processos de sua empresa e, com base no conhecimento técnico da concorrência, buscar sempre o melhor.
Ao mesmo tempo, muitos têm o receio de fazer isso e acabar perdendo sua própria identidade. Porém, trata-se de um falso problema, pois conhecer o vizinho não é algo que vai afastá-lo disso, mas justamente aproximá-lo.
Se falamos de alguém da área de empresas terceirizadas, vai ser possível ganhar uma visão mais abrangente, que hoje se chama de visão holística, com isso enriquecendo seu próprio ferramental de recursos próprios.
Uma dica de ouro para isso é justamente você colocar sua identidade empresarial no papel, dividindo entre as colunas “verbal” e “visual”.
Na primeira você define melhor sua filosofia de trabalho, com os famosos pilares de missão, visão e valores, o que também pode redundar em uma cultura organizacional completa.
Na segunda, define melhor as cores de sua marca, o logotipo, a tipografia e até o slogan, como diferenciadores que só você vai ter, de modo bem seguro e tranquilo.
As aplicações práticas
Outra dica de ouro que pode fazer toda diferença é definir muito bem quais plataformas ou meios de análise você vai utilizar, fazendo isso desde o começo.
Lembrando que antes uma empresa precisava investir altos valores para conseguir os subsídios necessários para uma análise de mercado dessas.
Era preciso acionar instituições como aquelas que emitem censos demográficos, ou o próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Sendo que hoje, na verdade, uma firma de portaria e limpeza pode simplesmente abrir o website da concorrência e ver praticamente tudo ali mesmo.
Se quiser deixar a compreensão ainda mais completa, é possível fazer uma aplicação prática voltada também para as redes sociais da concorrência. Assim, você acaba entendendo os movimentos dela até melhor do que antes seria possível.
Coloque a mão na massa
Por fim, gostaríamos de salientar o fato de que nem sempre as empresas fazem um benchmarking e chegam a realmente mudar algo na prática.
Então, se você atua com auto escolas, saiba definir metas e objetivos muito claros, como aumentar a carteira de clientes em 25%, ou captar 50% a mais de leads.
Ou mesmo projetar um crescimento completo do seu negócio, sempre com percentuais realistas e números concretos como subsídio, o que torna o benchmarking mais assertivo.
Considerações finais
Ao contextualizar a importância do benchmark para as empresas de hoje, nós acabamos falando sobre o futuro de um negócio que pode crescer sem limites.
Acima explicamos em detalhes todo o processo de como estruturar um benchmarking que realmente possa fazer a diferença, garantindo um crescimento sério e sólido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.