Saiba a Importância de Personalizar Embalagens de seu E–Commerce
O número de compradores online tem aumentado exponencialmente, conforme o acesso à internet e aos dispositivos eletrônicos é democratizado, no Brasil. Isso tem feito com que encontrar um diferencial no e-commerce seja uma prioridade para muitas empresas.
Até porque, a utilização dos canais digitais como fonte de pesquisa e comparação de preços, provocou mudanças substanciais no padrão de consumo das pessoas, fazendo com que a busca por uma experiência mais satisfatória seja um requisito primordial.
Em conjunto com essas alterações no mercado, a internet também provocou um crescimento importante no número de micro e pequenos negócios ativos digitalmente, o que acaba aumentando a competitividade nos setores e o número de concorrentes.
Por isso, qualquer profissional atuante na área e os melhores cursos de gestão comercial ead irão ressaltar a importância do investimento em estratégias que permitam a construção de um diferencial e em ações que aumentem o índice de satisfação dos compradores.
Neste cenário, até mesmo os menores detalhes fazem uma grande diferença, como é o caso da qualidade, funcionalidade e originalidade das embalagens.
Entenda a importância de encantar os seus clientes
Com o aumento expressivo da competitividade do mercado, uma das maiores prioridades da gestão de marketing e comunicação das empresas é o aperfeiçoamento da qualidade do atendimento e a construção da fidelidade dos consumidores.
Isso significa que, muito além de fidelizar o cliente, as instituições comerciais estão encontrando formas de tornar essas pessoas fiéis à empresa. Assim, o público deixa de ser apenas um comprador passivo e se torna um fã e defensor da marca.
Esse tipo de ação estratégica, bastante estudada na faculdade de vendas e marketing, exige uma dedicação intensa no aprimoramento de toda a experiência de compra.
Afinal, para que o cliente se sinta maravilhado com a marca, todo o contato com a empresa precisa ser impecável.
Deste modo, é muito essencial a criação de uma cultura organizacional que seja voltada para relacionamento com o público, permitindo e incentivando ações que tenham a satisfação dos clientes como um dos principais objetivos. E isso inclui:
- Conhecimento do perfil dos clientes;
- Incentivo ao feedback;
- Otimização do atendimento;
- Construção de um relacionamento mais próximo;
- Atendimento personalizado.
Entretanto, além disso, a atenção aos detalhes também é extremamente importante na hora de garantir um diferencial competitivo positivo e isso inclui, também, a dedicação a todos os estágios do pós-venda.
Eles podem ser a qualidade das embalagens, o tempo de entrega e o acompanhamento por e-mail marketing.
Como as embalagens podem ser um diferencial atrativo
Muitas empresas e empresários iniciantes acabam cometendo um erro importante que é negligenciar a importância que as embalagens têm na experiência de compra e na satisfação dos consumidores.
No entanto, cada vez mais a gestão de marketing e branding das organizações, estão se atentando a essas particularidades.
Isso porque, além de ser apenas um recipiente onde o produto será transportado, a embalagem é o primeiro contato físico que o público terá com a marca.
Assim, fazer com que essas pessoas sintam estar recebendo um presente, mais do que uma encomenda, faz toda a diferença.
Desta forma, o investimento no uso de caixas personalizadas, eficientes, criativas e ecologicamente responsáveis, é capaz de agregar mais valor para a sua empresa e produtos, tornando o primeiro contato com a marca mais memorável e satisfatório.
Esse tipo de ação tem resultados tão expressivos no crescimento das instituições e no alcance de novas vendas, que é comum que o curso gestão de marketing e vendas inclua esse tipo de ensinamento, como uma indispensabilidade no currículo.
Estima-se que desde 2010, com o advento dos influenciadores digitais, a produção de vídeos de “unpack” – onde os usuários desembalam produtos comprados através do e-commerce – cresceu mais 871%, conquistando uma demanda altíssima.
Assim fica mais fácil perceber o quanto a qualidade da embalagem tem ganhado mais importância e se tornado um investimento indispensável, independente do segmento de atuação da loja.
Formas de escolher o tipo certo de embalagem
Todas as atividades relacionadas com o aprimoramento das embalagens e empacotamento dos produtos fazem parte de um conceito chamado de brand awareness ou, em uma tradução livre, consciência de marca.
Essa é uma área de atuação do marketing especialmente importante para o e-commerce e sua imagem perante o mercado e seus clientes.
Por isso, é muito importante que as gestões comerciais se atentem à escolha do material perfeito para fazer a entrega das mercadorias.
Afinal, os erros cometidos nesta instância podem interferir negativamente no relacionamento entre consumidor e a empresa, comprometendo vendas futuras.
Assim, além da seleção de cores e temáticas que estejam de acordo com a identidade visual da sua marca, é crucial que os gestores e responsáveis por esse tipo de atividade certifiquem a:
- Atenção com o tipo de produto
Um erro bastante comum durante a confecção e planejamento das embalagens é a preocupação excessiva com o design e a negligência com as características e necessidades de cada produto.
Por isso, a faculdade de vendas online pode ser tão vantajosa, pois ela ensinará na teoria e na prática como isso muda um negócio.
Isso porque, esses cursos podem auxiliar os empreendedores sobre a indispensabilidade de considerar todas as características do produto – como o tamanho, formato e peso e resistência –, na hora de determinar quais serão os recipientes de embrulho.
Contudo, também é muito importante considerar o padrão de compra da persona da sua empresa. Ou seja, se os seus clientes costumam comprar produtos de tamanho ou pesos variados, em conjunto.
Isso também é importante, pois permite a escolha mais assertiva das embalagens, evitando o desperdício – produtos pequenos em caixas enormes –, custos evitáveis ou dificuldades desnecessárias no processo de embalo e transporte da mercadoria.
- Proteção da mercadoria
Outro item importante que deve ser considerado pelo setor responsável pelo brand awareness, é o fator de segurança que as embalagens escolhidas dão para os produtos.
Afinal, as quebras ou danos durante o transporte podem afetar muito na satisfação dos clientes.
Por isso, é preciso investir bastante na compra de caixas resistentes e com materiais de qualidade que, ao mesmo tempo em que fazem a proteção das mercadorias, também sejam leves e pequenas. Pois, o tamanho dos pacotes também influencia no custo de envio.
Além disso, os materiais que tornam as embalagens seguras dentro das caixas, também são fundamentais para evitar os prejuízos com quedas e impactos que podem ser sentidos no caminho até a residência dos compradores. Assim, é preciso considerar o uso de:
- Almofadas de ar;
- Plástico-bolha;
- Papel craft ou papel seda;
- Isopor;
- Estruturas de papelão, entre outros.
Entretanto, sempre relacionando o uso desses materiais, com as características do produto, a sua vulnerabilidade e o impacto que esse embrulho terá no valor total da compra ou na lucratividade da venda.
- Personalização dos pacotes
Os cursos de gestão comercial e marketing ead são essenciais para que seja possível compreender como as embalagens podem ser ainda mais relevantes do que um simples recipiente de transporte ou ação para gerar o encantamento dos consumidores.
Isso porque, a confecção de uma embalagem personalizada para a sua empresa pode ser um dos grandes responsáveis pela realização do marketing off-line. Pois, toda vez que as pessoas tiverem acesso às embalagens, elas lembrarão da sua marca.
Além disso, uma caixa que possui o logotipo da empresa ou algum elemento relacionado à instituição ou produto comprado, transmite uma impressão de cuidado extra por trás do embrulho e do transporte do produto.
Portanto, com esse pequeno investimento, o público saberá que a sua organização se preocupa com a satisfação do cliente, inclusive, após a efetuação da venda. E isso é uma ótima forma de garantir a fidelização do consumidor e o encantamento com a marca.
No início da loja online, a verba para esse tipo de investimento pode ser bastante limitada, então esse tipo de ação pode ser considerada evitável.
No entanto, existem formas mais baratas de marcar o logo na embalagem, sem ser a confecção de caixas personalizadas, como é o caso do uso de adesivos que possuam o nome da empresa ou os carimbos personalizados que tem um ótimo custo benefício.
- Sustentabilidade do material utilizado
Uma das maiores preocupações das pessoas atualmente é realizar um consumo mais consciente e sustentável.
Por este motivo, uma parcela muito considerável dos compradores têm dado preferência para as instituições que se alinham com esses princípios.
Assim, evitar o desperdício ou o uso de materiais que sejam danosos para o meio ambiente, pode representar uma vantagem competitiva bastante relevante para o negócio.
Além disso, hoje em dia é muito mais fácil encontrar uma variação maior de embalagens disponíveis.
Isso faz com que o investimento em materiais ecológicos ou biodegradáveis não precise ser, necessariamente, mais caro ou difícil de encontrar.
Desta forma, a gestão de marketing e vendas é capaz de tornar a experiência mais completa e satisfatória, gerando resultados mais positivos para toda a empresa. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.