Brand awareness

Brand awareness: o que você precisa saber sobre a consciência de marca

O que vem à sua mente quando você vê um palhaço com roupas de listras amarelas e vermelhas acompanhado do slogan “Amo muito tudo isso”? Não precisamos dizer com todas as letras que estamos nos referindo ao Mc Donalds. Lê-se nas entrelinhas qual é a empresa em questão.

Por que isso acontece? Simples: essa e outras marcas usaram uma métrica chamada brand awareness ou consciência de marca. Por meio dessa estratégia, até mesmo quem não é adepto a sanduíches com fritas consegue ligar o personagem à empresa.

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que é brand awareness, quais os benefícios que ela proporciona para a empresa e como aplicá-lo no seu negócio. Acompanhe!

O que é brand awareness?

O nome brand awareness significa ao pé da letra “consciência de marca” e refere-se ao impacto que uma identidade visual tem em seu público-alvo.

Quer ver outros exemplos? Ao passar pelas prateleiras de um mercado, você procura por Gilette ou lâmina de barbear? E, no setor de produtos de limpeza, você olha em sua lista de compras e vê esponja de aço ou Bombril? Já na papelaria, você busca por notas adesivas ou Post it?

Talvez você use o termo correto para determinadas coisas, mas a grande maioria das pessoas usa o nome de uma determinada marca para referenciar todos os produtos daquela linha. Dito de maneira simples, a consciência de marca é imprescindível para o crescimento dos negócios e a familiaridade que a empresa tem com o público em geral.

Quais são os principais benefícios do brand awareness?

Consciência de marca é ação e reação. Acompanhe abaixo as principais vantagens de aderir ao brand awareness:

  • aumento das vendas: marcas que são referências em seu segmento costumam vender mais que seus concorrentes sem muito esforço;
  • ganho de notoriedade: a marca passa a ser respeitada e reconhecida pelo seu público;
  • maior alcance das estratégias de marketing: a elaboração de estratégias de marketing se torna muito mais fácil com o brand awareness, pois é possível entender como a mensagem deve chegar até o consumidor;
  • crescimento do negócio: com o aumento das vendas e da notoriedade da marca, o crescimento da empresa acontece com naturalidade;
  • diferenciação da marca: a brand awareness consegue expor sua marca de maneira positiva na vida das pessoas, destacando-a de seus concorrentes;
  • maior proximidade com o público: o contato da empresa e do cliente é humanizado, permitindo que o relacionamento entre eles seja otimizado;
  • maior fidelização: quando uma marca é reconhecida pela qualidade que oferece, os clientes tendem a ser fiéis a ela.

Se o seu negócio ainda não empregou o conceito de consciência de marca, já é hora de mudar esse paradigma. A Hakuna Matata separou 6 dicas com estratégias que podem ajudar você a implantar o brand awareness em seus negócios. Acompanhe no tópico a seguir.

Quais as principais estratégias de brand awareness?

Toda a ideia envolvida na consciência de marca não se resume apenas a ser reconhecido por um slogan ou por um logotipo impactante. 

Brand awareness

O conceito vai muito além. Envolve a construção de uma ponte direta entre você e o cliente. É preciso agregar valor ao seu negócio. Conheça algumas formas de fazer isso!

Concursos e sorteios nas redes sociais

“Curta a página tal, indique 3 amigos, compartilhe a foto oficial e concorra a X produtos”. Essa estratégia, além de triplicar o número de seguidores, ainda faz com que pessoas que nunca tiveram contato com determinado produto tenham acesso a ele, aumentando as vendas.

Indicações

“Indique um amigo e ganhe 50% de desconto em tal produto”. Essa é uma excelente estratégia para atingir novos públicos e ganhar visibilidade. Em suma, o consumidor o ajuda a angariar novos clientes e é recompensado por isso.

Bom conhecimento do público-alvo

Existe uma facilidade muito grande de ter uma conversa mais informal com o freguês. As redes sociais propiciaram esse contato mais íntimo, que também pode ser uma faca de dois gumes se a empresa não agrega valor à sua marca. Ao conhecer o seu público-alvo, fica muito mais fácil oferecer a ele soluções que vão ao encontro do seu problema.

Marketing de conteúdo

Para que a sua página tenha relevância em mecanismos de busca, não adianta só ter um layout bacana e uma produção de conteúdo incrível. Estratégias de SEO e marketing podem ajudar você a ficar entre as principais buscas em sites de pesquisa, o que resulta em possíveis clientes para o seu negócio.

Criação de personalidade única

Quando uma marca passa a ser lembrada por conta de uma característica, os resultados gerados são incríveis. Até mesmo a sua maior fraqueza pode ser usada a seu favor. A Pepsi, por exemplo, por muitos anos, brincou em seus anúncios com o fato de ser uma opção alternativa à marca de refrigerante Coca-Cola.

Ao criar uma personalidade única da sua marca, você precisa destacar os valores que a diferencia da concorrência, reforçando a memória afetiva que o seu público precisa ter com ela.

Participação em eventos

Participar de eventos não fará apenas com que as suas vendas aumentem — o que é muito bom —, mas também permitirá que a sua marca seja vista e conhecida por muito mais pessoas, fazendo com que elas associem valores ao verem a sua marca.

A marca Ralph Lauren, por exemplo, está sempre presente nos eventos esportivos de tênis. Isso significa que todas as pessoas usarão a marca? Não, mas isso fará com que ela seja lembrada por pessoas do mundo todo, marcando presença na mente de seus consumidores — esse é o objetivo! Estude projetos que estão ao seu alcance e invista nessa estratégia!

Entrega de brindes personalizados

Já pensou em criar brindes personalizados com a identidade visual do seu negócio? Eles podem estar relacionados a canecascanetascopostoalhascamisas, entre outros produtos. Esses brindes costumam ser muito úteis para o público e, ao mesmo tempo, a sua marca passa a fazer parte do dia a dia deles.

Os eventos patrocinados pela sua empresa são ótimos pontos de distribuição desses brindes, além, é claro, do seu ponto de venda. Essa é uma ótima maneira de fazer com que a sua marca seja lembrada pelos seus consumidores todos os dias.

brand awareness é uma maneira eficaz de tocar no subconsciente do seu público, angariar novos consumidores e carimbar sua identidade visual para qualquer pessoa que entre em contato com a sua marca. Experimente essa estratégia e veja seus resultados decolarem — e também sua concorrência ficar para trás!

Quer contar com a ajuda de uma empresa especializada na produção de brindes personalizados? Entre em contato com a Hakuna Matata e saiba como podemos ajudar você!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.