canudos plásticos

Canudos plásticos: Quais são seus reais impactos na natureza ?

Se o assunto é mudança ambiental, certamente podemos dizer que o assunto que mais tem estado em voga no país e no mundo é o uso a substituição dos canudos plásticos, que podem ser facilmente substituídos no mercado e na sociedade por outros produtos.

De todos os tipos de elementos que não possuem ação biodegradável, ou seja, que demoram anos e até mesmo séculos para serem decompostos, o canto plástico é considerado o pior, tendo ações negativas inclusive nos espaços onde é descartado.

Esse produto, tão comum dentro de nosso dia a dia, em espaços de venda de alimentos em aluguel mesa e cadeira é mais utilizado e mal descartado do que se imagina.

Por essas e outras é importante que empresas do ramo e consumidores passem a entender os pontos que contam em desfavor do uso desse canudo, entendendo de que forma é possível substituí-lo para que muitos danos ao meio ambiente parem de ser gerados.

No texto abaixo vamos abordar mais sobre o assunto canudos plásticos, trazendo um olhar sobre os novos tempos ambientais no mercado, alguns dos seus malefícios e de que forma é possível aplicar uma mudança, como o investimento em caixa de papelão pequena.

Mudanças conscientes na sociedade

Por muitos séculos o cuidado com a Terra e com o meio ambiente, principalmente, em relação ao uso de recursos naturais, passou a ser desconsiderado, e quase sempre o assunto não passava de uma conversa sem nenhum tipo de direção.

Isso é bem comum de ser observado quando conversamos com pessoas mais velhas, ou quando lemos livros de história que trazem mais sobre as vivências antigas.

Alguns exemplos disso eram vistos em:

  • Desmatamento;
  • Poluição de rios e mares;
  • Descarte incorreto;
  • Sujeira nas ruas.

Apesar de serem ocorrências comuns dentro de outras sociedades passadas, estas ainda são preocupações evidentes nos dias de hoje. 

Porém, diferente de décadas passadas, os sinais de que a natureza já não é mais a mesma são cada vez mais evidentes.

Desastres ambientais como descongelamento de geleiras, morte de animais marinhos e até mesmo catástrofes ocasionadas por questões de recursos naturais são exemplos.
De acordo com especialistas, estas são algumas das formas de o meio ambiente exibe as mudanças que está sofrendo, muito por parte da vivência e das práticas humanas.

Sendo assim, uma poluição em um rio, a partir do descarte incorreto de lixo e até mesmo a queimada dentro de uma super floresta podem acabar, de certa forma, prejudicando todo o habitat, tanto seres humanos, quanto animais e até mesmo a própria natureza.

Por isso, cada vez mais profissionais e pessoas preocupadas nesses impactos e respostas que a natureza vem dando ao longo dos últimos anos clamam por mudanças estruturais.

Isso quer dizer não apenas uma conexão maior com o meio ambiente, mas também as escolha por empresas de bateria automotiva 60 amperes que trabalham pensando no ecológico, e também mudanças em produtos e serviços que podem fazer mal à terra.

Dentre essas tantas possibilidades surge a retirada ou possibilidade do recolhimento de produção de alguns elementos presentes em nossa vida, como os plásticos.

Os malefícios do canudo plástico

O plástico é um dos elementos mais comuns em todo o mundo, sendo geralmente produzido para fornecer produtos e serviços a consumidores em uma larga escala, ou seja, estão sempre em contato com o mundo comercial em diferentes formatos.

Porém, embora bastante popular, principalmente, por sua produção ser considerada mais em conta em relação a preços e até mesmo mais prática, é de longe a mais nociva na natureza.

Isso acontece porque o plástico, de todos os elementos na natureza, como o ferro, o vidro e até mesmo o orgânico, é o que mais demora para ser decomposto, um processo que basicamente entrega o desaparecimento natural do objeto onde quer que ele esteja.

Sendo assim, um objeto plástico comprado para uma casa de repouso para idosos pode ser descartado, mas ainda assim tem chances de durar pelo menos uns 1000 anos.

E dentre os tantos objetos que circulam dentro de uma sociedade e no mercado em geral, talvez o mais popular, produzido e utilizado em larga escala, é o canudo plástico.

Esse item nada mais é do que um auxílio eficiente para comidas e bebidas serem consumidas, tanto em relação à comodidade que agrega, quanto em questão da necessidade, principalmente em casos de pessoas com problemas de saúde.

De modo geral, sua vivência dentro do ambiente é altamente descartável, ou seja, o uso é feito apenas uma vez, sendo imediatamente levado ao lixo.

Além de ser um plástico, material com dificuldade de decomposição, o canudo, sempre que descartado, é levado ao meio ambiente, tendo em vista que mesmo indo para o lixo vai ficar parado naquele local.

Dependendo do descarte, por exemplo, é possível que o canudo vá parar em águas, seja em rios ou mares, prejudicando não apenas aquele local, mas também os seres vivos dali, uma alternativa ecológica que pode ser usada são os Canudos Personalizados.

Um caso frequente disso são animais como tartarugas marinhas e peixes que acabam machucados e até mesmo mortos a partir do contato com canudos, tendo em vista que o objeto acaba sendo ingerido, em muitas situações cortando imediatamente.

Existem casos de incineração, onde o problema acaba sendo tão ou até mais potencial, tendo em vista que o material plástico acaba provocando toxicidade no ar sempre que é queimado, prejudicando humanos, animais e o ambiente em avaliação de imóveis rurais.

Neste sentido, cada vez mais existe um pensamento sobre o banimento da utilização dos canudos plásticos, evitando então que eles sejam vendidos e produzidos.

Em outro braço desse movimento, já aderido nas cidades mais populosas do mundo, ocorre ainda um incentivo para que haja uma releitura desse objeto, servindo como parte essencial dentro da composição de novos, como roupas personalizadas.

Em relação a essa questão, cada vez mais vem surgindo a utilização do plástico na confecção de roupas, mostrando também uma campanha popular contra os canudos. 

Algumas alternativas o canudo de plástico

Apesar de ser um produto altamente inadequado para a natureza, ainda mais com as preocupações dos dias de hoje, é possível que este seja uma necessidade de muitas pessoas, sendo desejado dentro de situações do dia a dia.

Alguns exemplos são crianças que não podem consumir líquidos com facilidade, uma comida difícil de ser introduzida por pessoas com deficiências, e até mesmo em meio a um desejo de alimentação ou bebida feita de forma pausada, como drinks.

Em todo o caso, podemos ver que o uso de canudo é normal e altamente justificável, e pode ser considerado ecológico sempre que feito com os materiais certos.

Abaixo trouxemos alguns exemplos que podem ser interessantes para você, que quer utilizar o canudo mas de forma consciente, em controle de acesso.

Canudo de aço

O canudo de aço tem sido cada vez mais presente dentro do mercado, principalmente, pelo seu formato e sua constituição ser feita com um material durável, ou seja, depois de utilizado por uma pessoa pode ser lavado e reaproveitado diversas vezes.

Algumas marcas conseguem oferecer um tempo de utilização de cerca de quatro anos, trazendo alguns objetos que ajudam na limpeza e manutenção.

Canudo de vidro

O canudo de vidro é de longe o objeto que substitui o de plástico e é melhor visto por seus consumidores. 

Isso porque, diferente da opção de ferro, essa é mais interessante para eventos sociais, onde existe a produção de drinks e sucos para convidados.

Além disso, essa versão se torna melhor com diferentes formatos de copos, justamente por ser transparente, entregando ainda quando existe alguma sujeira dentro.

Canudo de papelão

O canudo de papelão é uma possibilidade que vem sendo cada vez mais inserida dentro dos mercados, principalmente, de comércios e estabelecimentos de alimentação que antes trabalhavam com os canudos plásticos.

Isso porque o material é considerado o mais barato, o que é interessante para quem trabalha com alimentos. 

Ainda assim, é possível que esse tipo de canudo ainda tenha uma vivência prolongada, durando dias e até semanas.

Seu descarte, quando realizado, agrega maior tranquilidade ao meio ambiente, tendo em vista que o papelão é decomposto rapidamente.

Considerações finais 

Portanto, a reflexão sobre o meio ambiente vai desde a escolha do balão de gás hélio até os canudos plásticos estão sendo extintos de todo o mundo.

Assim, abrindo espaço para opções mais ecológicas, tendo a funcionalidade preservada ao mesmo tempo em que possibilita uma menor ênfase tóxica dentro da natureza.

Com tantas opções, fica cada vez mais fácil saber entender que o plástico é uma opção maléfica, e que só tem a trazer perigos a todos os seres vivos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.