consumidores Food Tech

Como atingir consumidores Food Tech com brindes personalizados

Descubra como a ação promove engajamento, aumento de vendas e satisfação entre os mais exigentes

Proteínas à base de plantas, carnes cultivadas em laboratório, ovos vegetais em pó e salgadinhos de inseto. Julga que isso é futurista demais? Pois é. Food Tech é a denominação dessa nova era da alimentação, desenvolvida utilizando o máximo que a tecnologia tem a oferecer aliado ao conceito de gastronomia saudável.

Qual é o motivo dessa corrida contra o tempo na busca de alimentação produzida em laboratório? Bom, cientistas estão preocupados com o fato de que em 2050 não teremos alimento suficiente para toda a humanidade, já que as previsões apontam um número de mais dez bilhões de habitantes no planeta terra. 

Para haver o suficiente para todo mundo, é preciso buscar novas alternativas de alimentação. 

É aí que entram as Food Techs. E esse nicho vai muito além da preocupação com a falta de alimentos em si. Ele explora outra pauta na roda de conversa das famílias em geral: alimentação saudável.

É cada vez mais comum ouvirmos falar de doenças relacionadas com a alimentação:

  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão;
  • Osteoporose;
  • Obesidade;
  • Entre outras.

Dados do Ministério da Saúde indicam que mais da metade da população está acima do peso. Por isso, mais do que nunca sabemos da importância de especialistas descobrirem alternativas para a alimentação moderna. O maior desafio para as novas startups é trazer um ecossistema sustentável, com saúde e nutrição para todos, utilizando o melhor da tecnologia a favor da cadeia alimentar.

A consciência ambiental também dita tendência quando o assunto é alimentação. Consumidores mais atentos ao impacto ambiental gerado por aquilo que comem, eliminam ou restringem o uso de carne animal na dieta. A prática virou quase um ato político.

Food Tech – o que é e por que virou tendência

Food Tech é o nome delegado a um estilo de vida que é a base para a gastronomia do futuro, com produtos desenvolvidos em laboratório, muito mais saudáveis e que geram menor impacto ambiental do que os originais.

Segundo dados da CB Insights, a produção de carne em laboratórios consome 82% menos água e emite 79% menos poluentes do que a pecuária de corte. Esses dados são ainda mais relevantes quando pensamos na questão lá do início desse artigo, sobre a quantidade de pessoas que estarão dividindo alimentos em 2050.

Para entender como o assunto não é aleatório e o quanto esse nicho cresceu com as novas gerações, a Euromonitor, empresa de pesquisas com sede em Londres, divulgou que o mercado global para produtos saudáveis que incluem alimentos sem glúten, sem lactose e orgânicos, faturou 446 bilhões de dólares só em 2018.

Isso equivale a vinte por cento da venda de todos os alimentos industrializados do mundo. Só no Brasil, a venda desses produtos teve um aumento de 53% em relação a cinco anos antes. Ou seja, Food Tech passou de nicho específico para tendência.

Gigantes do mercado alimentício já começaram a trazer essa tecnologia dos alimentos para as suas marcas, já que o apetite voraz dos novos consumidores por alimentos saudáveis aumentou em níveis estratosféricos.

Por isso, resta a pergunta: será que é hora de experimentar a tecnologia do alimento do futuro na empresa que atuo?

Como agradar consumidores mais exigentes?

Com o advento da internet, os consumidores da geração anterior já começaram a pesquisar mais antes de fechar a compra de um produto. Pesquisas como:

  • avaliações;
  • depoimentos e 
  • qualidade  

Já eram mais comuns entre os consumidores da Era Digital. Porém, pautas como a Internet das Coisas e preocupação com o Meio Ambiente começaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. Isso levou a uma nova forma de consumir produtos: considerando o impacto ambiental e a saúde. 

A partir desses pilares, os consumidores em geral se tornaram mais exigentes. Agora, outros fatores também entram na balança de tomada de decisão:

  • Sustentabilidade;
  • Selos de Origem;
  • Informações dos Rótulos;
  • Atendimento eficiente;
  • Prazo de entrega;
  • Comportamento da marca.

 Com tantas exigências, como agradar o consumidor mais consciente? Por entender quais são as principais buscas dele. Por exemplo, sabemos que uma das premissas é encontrar mais informações. 

Então, a marca deve se preocupar com seu comportamento perante o público. E essa questão não se trata apenas de levantar uma bandeira. Trata-se de todas as nuances da marca, quais são os valores representados, como a empresa está envolvida em diminuir os impactos de seus negócios no meio ambiente. Isso tudo deve estar bem claro, para que o consumidor tenha acesso a essas informações.

Cada detalhe deve ser estrategicamente pensado para atingir o público-alvo. Por exemplo, consumidores mais exigentes prestam atenção se a empresa se preocupa com a venda de produtos ecológicos. E obviamente serão atraídos ao consumo desse tipo de produto.

Portanto, a questão é: fique atento aos desejos da sua persona. Ao mapear o processo de decisão de compra dos consumidores da marca, é possível descobrir quais são as melhores estratégias para esse público.

Food Tech – vale a pena aderir?

Como vimos anteriormente, os consumidores estão mais exigentes e Food Tech é tendencia que veio para ficar. E não é preciso estar categoricamente no nicho de Food Tech para aderir ao movimento.

A cadeia completa de alimentos está passando por reestruturação. A produção, entrega, distribuição, marketing e revenda trabalham em conjunto para que a complexa estrutura funcione.

Portanto, se você pede comida pelo IFOOD, por exemplo, já está contribuindo com a Food Tech. Isso significa que a teia que envolve o alimento do futuro está por toda a parte. Já faz parte do nosso dia a dia.

Aderir aos movimentos que fazem parte da sustentabilidade é um dos feitos do marketing verde. O que é isso? Trata-se de uma estratégia de marketing focada no apelo ambiental. A ideia é estampar em seus rótulos como a marca impacta positivamente no meio-ambiente.

Portanto, analisando o seu público-alvo, pergunte-se: aderir ao Marketing verde chamaria atenção dos consumidores da marca? Ou melhor: atrairia uma nova categoria de consumidores?

Se a resposta for positiva, então trabalhe com afinco e invista em Food Tech. Uma das maneiras de chamar atenção para o assunto é garantir brindes específicos ligados à estrutura.

Já se perguntou, por exemplo, como os clientes mais exigentes reagiriam se recebessem cestas personalizadas com apelo Food tech?

Pense no diferencial que sua marca pode trazer ao aderir às práticas sustentáveis do alimento do futuro e invista nisso! Vale a pena se destacar levantando as bandeiras certas!

Dicas de brindes Food Tech

Já entendeu a importância do Food Tech? Gostaria de adicionar esse tempero em sua marca? Aqui no site da Hakuna Matata nós já mergulhamos de cabeça na nova era do consumidor mais consciente. E trouxemos algumas opções que envolvem o universo Food Tech. Veja algumas delas: 

  • cesta de natal personalizada 
  • cesta personalizada para empresas  
  • cesta final de ano funcionário

Já conhecia essa opção de brinde personalizado? Sabe o que vem dentro de uma cesta Food Tech? Nós mostramos para você! Conheça de perto:

Essa é uma das opções Food Tech aqui do site. Ela é composta de salgadinhos e doces especialmente desenvolvidos para um público mais exigente, que gosta desse tipo de alimento sem renunciar à saúde ou à dieta.

Mas qual é o diferencial dessa cesta em relação às cestas comuns de doces e salgadinhos? Ela é composta de:

  • Salgadinho de Milho não Transgênico sabor Queijo;
  • amendoim;
  • milho espanhol;
  • castanha de caju;
  • noz-macadâmia;
  • noz-pecã;
  • semente de abóbora;
  • pão de mel coberto com leite ninho;
  • banana-passa com chocolate 54%;
  • biscoito chocolate 70% com recheio de baunilha.

Ou seja, ingredientes preparados em laboratórios, desenvolvidos especialmente para alimentar sem fazer mal.

Essa cesta foi desenvolvida para que você surpreenda parceiros ou clientes nas comemorações de final de ano. Ela é composta por um mix de 6 snacks doces e 4 snacks salgados. Acompanhe de perto os ingredientes:

  • Salgadinho de Milho não Transgênico sabor Queijo
  • Salgadinho de bacon a base de gergelim
  • Amendoim, milho espanhol, castanha de caju, noz-macadâmia, noz-pecã e semente de abóbora.
  • Pão de mel coberto com leite ninho
  • Drageado de banana-passa com chocolate 54%
  • Biscoito chocolate 70% com recheio de baunilha
  • Um Snack com milho espanhol de verdade com delicioso toque de mel e mostarda.
  • Damasco selecionados um a um coberto com um exclusivo chocolate 70% cacau.
  • Castanhas frescas originais da Amazônia coberta com um exclusivo chocolate 54%
  • Castanha de caju com chocolate 54%

Essa opção deixará seu cliente encantado e pedindo mais!

Essa é uma combinação incrível de sabores. Mais do que surpreender os colaboradores, essa cesta visa passar a mensagem poderosa dos pilares que a empresa representa. Observe a composição dela:

  • MURVIEDRO CASTELL DE NIT ESPUMANTE BRUT (Origem — Espanha)
  • Panetone vegano — totalmente sem glúten e sem adição de leite, corantes ou qualquer outro produto de origem animal.
  • Um Snack com milho espanhol de verdade com delicioso toque de mel e mostarda.
  • Biscoito de aveia, azeite extra virgem e açafrão
  • Chips de provolone com queijo da canastra
  • Bolinhas sabor bacon, feita a base de proteína de ervilha
  • Mix de amendoim, milho espanhol, castanha de caju, noz-macadâmia, noz-pecã e semente de abóbora.
  • Castanha de caju com chocolate  54% cacau
  • Castanha do para com chocolate 54% cacau
  • Banana passa com chocolate 54% cacau
  • Pão de mel com leite ninho — pão de mel coberto com leite ninho
  • Damasco com chocolate 70% cacau

Essa é uma excelente opção para presentear consumidores VIPS ou presentear parceiros em fechamento de contratos.

Confira todas as opções de Food Tech disponíveis em nosso site. Faça um tour pelos produtos ecológicos e presenteie consumidores conscientes. Essa é a hora para provar que sua marca também faz parte do novo movimento em prol da natureza rumo a uma alimentação mais saudável.

Vivemos em uma nova era, onde questões importantes estão sendo levantadas. Viver em um mundo onde doenças podem advir da alimentação não é mais uma opção para os novos consumidores. Além da alimentação, o meio-ambiente está gritando por ajuda.

Plásticos, papéis e o descarte inadequado de materiais não-descartáveis estão andando na contramão da sustentabilidade. Já passou da hora de grandes, médias e pequenas empresas se unirem para definir quais serão as decisões tomadas e o quanto essas decisões impactarão o meio-ambiente.

Contudo, agora a conversa é diferente do que era há um tempo. Antes, falar sobre sustentabilidade geralmente era assunto para ONG’S ou ativistas. Hoje em dia, os consumidores em geral estão levantando essa bandeira juntos. E isso está afetando os cofres das gigantes do mercado.

Esse é o motivo da corrida em busca do Marketing Verde e rótulos especiais. Portanto, ainda que seja por motivo estratégicos, por algum lugar essa conversa tinha que começar. E esse tempo que parecia longínquo chegou. Agora, empresas que não aderem a essas causas são lentamente deixadas para trás, dando espaço a novas startups engajadas e com grandes ideais.

Já conhece o blog da Hakuna Matata? Por lá já desenvolvemos vários textos sobre o assunto. Por exemplo: 

E muito mais. Faça um tour em nosso safári e descubra agora mesmo como você pode explorar mais esse universo de produtos ecológicos e agradar os consumidores mais exigentes. Converse também com um de nossos consultores e tire suas dúvidas sobre os produtos ecológicos.

Temos uma diversidade desses produtos por aqui. Combinando pequenas ações, é possível posicionar sua marca, aderir às novas práticas do mercado, como as Food Techs e contribuir com um ambiente mais saudável e ecologicamente correto para as futuras gerações.

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