Marketing de indicação: 5 dicas para conseguir mais clientes
O marketing de indicação é uma estratégia que busca incentivar recomendações, transformando os promotores da marca em mais um canal. É muito comum encontrar esse tipo de estratégia em apps que dão descontos se você traz outra pessoa para usar, por exemplo.
É uma evolução do boca a boca, uma das estratégias mais eficientes que existem, já que a recomendação vem de uma pessoa próxima e não diretamente da marca. Na verdade, o aspecto social do marketing está cada vez mais forte, como você pode ver no co-marketing.
Então, se você quer otimizar os canais de marketing da sua empresa, continue lendo este post até o fim e conheça cinco dicas para conseguir mais clientes com o marketing de indicação.
1. Defina os promotores
Evidentemente, o primeiro passo é conhecer os promotores do seu negócio. Afinal, quem não gosta da sua marca ou não vai recomendar, ou vai dar uma opinião negativa.
Você pode usar ferramentas como o NPS para encontrar os promotores. Além disso, é importante que sejam clientes que não estejam no início da relação com a sua marca, pois também é pouco provável que eles indiquem.
2. Escolha as recompensas
O segundo passo é escolher uma recompensa. O principal objetivo da estratégia é ter uma indicação espontânea, mas é sempre bom ter uma motivação. Os cupons de descontos são um exemplo, mas são tão comuns que já perderam um pouco de força.
Os brindes são uma ótima opção, pois podem ser algo diferente e muito útil para ambos os lados. O ideal é conhecer ou conversar com os clientes para descobrir as opções mais atrativas e um diferencial do que é praticado no mercado.
3. Tenha uma mecânica clara
Além das recompensas, é preciso ter uma mecânica. Você pode pensar nela como as regras do jogo, ou seja, as condições que levam à recompensa.
Aqui, o mais importante é ser o mais claro e direto possível para que não exista nenhuma dúvida. Não tente iludir ou dar meias informações ao cliente, já que isso prejudica a sua reputação com ambos.
4. Ofereça experiências incríveis
A estratégia de marketing de indicação é importante, mas o principal para que isso dê certo é oferecer experiências incríveis para os clientes. A recompensa é a motivação para a estratégia, mas, na prática, ela gera uma conversa sobre a sua marca.
O conteúdo da conversa é aquilo que você trabalha no dia a dia. Ao compartilhar uma experiência incrível, a pessoa que está ouvindo também quer tê-la.
5. Divulgue o programa de indicação
É claro que você também precisa garantir que as pessoas conheçam o seu programa. Você pode avisá-las dentro do produto ou serviço, usando recursos como notificações em um app, por exemplo.
Também é possível usar as suas páginas nas redes sociais, e-mail marketing ou qualquer outra ferramenta à sua disposição. O importante é que o maior número possível de pessoas saiba.
Por fim, também é importante avaliar os resultados de todas as ações de marketing de indicação. Existem diversas métricas que você deve acompanhar para entender se elas estão tendo o resultado desejado. Assim, é possível otimizar as próximas campanhas e tornar essa ferramenta cada vez mais interessante.
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