Outbound Marketing

Conheça 6 vantagens em utilizar o Outbound Marketing

O Outbound Marketing é um tipo de estratégia que tem foco principalmente na chegada até os consumidores e na inserção em seu dia a dia, fazendo com que eles conheçam mais a marca e as soluções que ela oferece.

Essa modalidade de marketing, por já ser usada há muitos anos, antes mesmo da explosão da internet, também é conhecida como marketing tradicional.

O Outbound Marketing está principalmente atrelado às propagandas físicas, como na TV, nos outdoors, nas rádios e até mesmo nas revistas.

Mesmo que o Inbound esteja em maior destaque atualmente no mercado, seja em empresas se locação de espaço comercial ou qualquer outro segmento, ele continua sendo efetivo.

Até porque ainda é uma ótima maneira de prospectar consumidores, por isso, conta com algumas vantagens que apenas ele pode proporcionar ao negócio.

O artigo a seguir apresentará a definição Outbound Marketing, sua importância, as principais vantagens para quem o utiliza e uma breve explicação da diferença dele para o Inbound Marketing.

Entenda que é Outbound Marketing

Como visto, o Outbound Marketing é uma modalidade mais tradicional e ele tem o foco em levar o negócio fabricante de roldana de ferro com rolamento até os seus clientes em potencial, independente de onde eles estejam.

Esse tipo de estratégia se baseia em ir atrás dos clientes em potencial e também dos leads, ao invés de focar na nutrição deles e esperar que eles um dia procurem pela marca.

Por esse motivo, ele é chamado de tradicional quando se trata da prospecção de clientes. No entanto, algumas pessoas também têm o costume de chamar estratégias desse tipo de marketing de interrupção.

Esse nome se dá porque os espectadores não estão exatamente procurando pela informação, mas as recebem mesmo assim, alguns exemplos, como já citados, são propagandas em:

  • Televisões;
  • Rádios;
  • Flyers;
  • Telemarketing.

Contudo, mesmo que seu foco no físico ainda seja muito grande, as estratégias de Outbound Marketing já estão no mundo digital há algum tempo.

É possível achá-los em locais como vídeos no YouTube, e-mails marketing e em várias outras plataformas online na internet, sejam elas para comunicação ou para aluguel impressora laser colorida.

Antigamente, umas das maiores críticas das pessoas que não apoiavam estratégias de Outbound Marketing era por não ser fácil medir os resultados alcançados com ela.

Mas, há um tempo era difícil medir qual foi o alcance de qualquer anúncio, fosse ele no rádio, na televisão ou em uma revista e de identificar o Retorno Sobre Investimento.

Porém, nos dias de hoje, com ajuda de inúmeras ferramentas de automação, esses e outros tipos de processos se tornaram mais práticos e rápidos com o passar do tempo.

Em uma ferramenta focada em análise de desempenho, por exemplo, basta a empresa de instalação de freio elétrico automotivo adicionar seus dados, escolher as métricas para as ações e fazer a análise de todos os resultados que desejar.

As novas tecnologias ajudam a manter a efetividade do Outbound Marketing para o sucesso dos negócios, mostrando que ele segue sendo relevante até hoje.

Principais vantagens em utilizá-lo

As tecnologias que estão surgindo têm mudado muito o comportamento das pessoas, e para o negócio que conserta calçada de paver se destacar é a única opção.

Com o novo conceito de Outbound Marketing surgindo, os resultados de um negócio podem melhorar muito se os gestores focarem na contratação de equipes de vendas especializadas.

Esse tipo de pensamento renovou o Outbound Marketing, que antes era descartado pela maioria dos empresários, mas que depois redescobriram sua importância.

Eles descobriram que além das vantagens que a modalidade tradicional já tinha, essa atualização trouxe muitas outras, são exemplos:

1. Retorno sobre o investimento mais rápido

O ROI é o responsável por mostrar o resultado final dos retornos dos investimentos feitos durante as campanhas de marketing do negócio.

Esse tipo de resultado é obtido através da realização de cálculos, nesse cálculo tanto a receita quanto os custos da campanha são levados em conta.

Por ser um tipo de estratégia que lida com uma grande quantidade de clientes em potencial, o retorno na maioria das vezes é mais rápido.

Ele chega até a ser mais rápido do que o de outras estratégias como as de Inbound Marketing, que precisa que o cliente esteja nutrido para ter algum resultado aparente.

Por esse motivo, a entrega rápida do ROI em uma campanha é uma das vantagens que mais chama a atenção dos empreendedores para o Outbound Marketing.

2. Soluções mais precisas e rápidas

Pelo seu sucesso mais rápido, é possível notar as conquistas com o outbound marketing quase que imediatamente, e como visto, isso é ótimo para o ROI.

Contudo, a agilidade dela não é o único benefício tendo em vista que as informações também tendem a ser mais providas e totalmente mensuráveis.

As ações de efeito rápido também ajudam a achar rapidamente um problema, ver onde ele está e corrigi-lo o mais rápido possível. Até porque achar as falhas é tão fácil quanto corrigi-las.

3. Canais e outras mídias diferentes

Enquanto o Inbound Marketing se concentra apenas no mundo online como as redes sociais, o Outbound Marketing usa uma série de mídias diversificadas.

Essas mídias podem ser maiores, isso por permitirem uma ampla disseminação do conteúdo, elas vão desde eventos e outdoors, até outras áreas que também podem ser na Internet.

4. Realizar a validação da persona

Ao criar a persona da marca de cerca espiral concertina, é essencial que esteja incluída dentre todas as etapas algo que ajudará muito na sua realização, isto é, a validação da persona.

O retorno rápidos fãs ações com o Outbound Marketing, possibilita a validação e também a lapidação da persona, deixando-a cada dia mais adequada ao perfil da empresa.

Validações como suas ajudam o negócio a focar muito mais naquilo que funciona, o que aumenta os resultados exponencialmente.

Isso sem contar que existe um consumidor, na maioria das vezes, os que têm ticket médio alto, que devem ser prospectados novamente. Isso porque eles são consumidores concorridos e é preciso ir até eles, algo que renderá mais vendas e maior lucro.

5. Aumento da produtividade

Como já foi ressaltado em cada uma das vantagens, o que mais chama a atenção das empresas de instalação de piso industrial polido para o Outbound Marketing é a sua rapidez.

Essa rapidez proporciona maior produtividade das pessoas responsáveis em administrar a estratégia, cada uma delas pode ter mais tempo para criar novas ações e campanhas.

E essas campanhas se tornaram mais assertivas, o que trará mais retorno ainda aos negócios.

6. Segmentação mais assertiva

A evolução do Outbound Marketing, chamado de Outbound 2.0, proporciona que a equipe de vendas seja mais segmentada no ramo do mercado em que atuam.

Elas irão conhecer o que o público precisa e o que os faz sofrer, usando isso a seu favor durante os discursos de oferta de produtos.

A estratégia também pode ser muito efetiva no marketing B2B, ou até mesmo nas transações que lidam com produtos com alto valor, onde a venda se torna mais decidida e consultiva.

Mesmo que as pessoas pesquisem outras opções, elas estão atrás dos contatos mais pessoais que podem ocorrer em feiras comerciais ou em eventos oferecidos pela indústria.

Aí se dá a prova da extrema importância que é poder contar com um time de vendas qualificado e preparado para lidar com as pessoas.

O contato entre o cliente e o vendedor pode acontecer  de maneira muito mais segmentada, mais assertiva e melhor ainda, mais personalizada.

Tudo isso e muito mais ajuda a manter as taxas de conversão de leads do negócio fabricante de gerador predial mais elevadas do que nunca.

Diferença do Inbound para o Outbound

O Inbound Marketing está atrás de despertar o interesse dos seus clientes através da criação de conteúdos altamente relevantes para que eles se interessem mais pelos produtos de uma empresa.

Já o Outbound Marketing, como visto, é um tipo de marketing mais tradicional, mas que mesmo assim pode se adaptar a estratégias que fazem sucesso nos dias de hoje.

Isso mesmo que, em suma, ele conte mais com propagandas físicas, ele também pode contar com as digitais, e as duas podem ser tão efetivas juntas assim como são separadas.

Considerações finais

Todo mundo que está inteirado das imensas mudanças que vêm surgindo no mundo dos negócios atualmente sabe que a maioria das empresas estão indo atrás cada dia mais de estratégias que foquem no mundo digital.

Mesmo que elas sejam indispensáveis para alcançar um grande número de leads, o uso delas só é possível pelo sucesso dos métodos tradicionais que foram reinventados para se adaptar a esse novo mundo.

O Outbound Marketing é um dos maiores exemplos disso, ele pode continuar sendo o marketing tradicional de sempre e, ao mesmo tempo, se atualizar para continuar sendo relevante.

Cada método que ele apresenta pode ser efetivo para a estratégia da sua empresa, basta determinar os objetivos e as personas muito bem.

Use a metodologia e a integre as várias estratégias que o negócio já usa, isso ajudará a aumentar a conversão de leads e também as vendas do negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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