4 Vantagens do E-Commerce para seu Negócio
Qualquer empresa ou marca que tenha interesse em crescer e se firmar atualmente, precisa investir no e-commerce.
Já não há dúvidas sobre isso, mas sim a respeito dos modos como é possível fazer isso de maneira realmente eficiente.
De fato, o esforço do marketing e da publicidade sempre foi o de ajudar as empresas a marcarem presença entre as pessoas do seu público, aparecendo do jeito certo, no local certo e na hora exata. Hoje esse lugar é a internet, sem sombra de dúvidas.
Tanto que se nós fizermos um teste agora mesmo, abrindo um motor de busca pelo computador ou pelo celular e pesquisando por um serviço como conserto de ar condicionado, logo encontraremos uma gama enorme de soluções perto de nós.
Neste sentido, foi-se o tempo em que as pessoas procuravam serviços e produtos em revistas, jornais, ou depois de receber um panfleto ou indicação de alguém conhecido.
Esses recursos ainda funcionam, mas a esfera digital assume seu protagonismo.
Do mesmo modo, a própria internet já evoluiu, de modo que não adianta mais ter apenas um website no ar, como se ele fosse um cartão de visita digital.
É preciso ir muito além, criando uma plataforma e-commerce, pensando sempre na experiência do cliente.
Assim, se o seu público-alvo está atrás do tipo de computador novo que você vende, é urgente criar uma loja virtual super dinâmica, que permita ao cliente ter uma experiência tão marcante e memorável como a que ele teria na loja, ao ser atendido por um bom vendedor.
Daí a importância fundamental de aprofundar neste assunto, como decidimos fazer neste artigo.
Para isso vamos aprofundar não apenas nas 4 vantagens de implementar um e-commerce de excelência para seu negócio, mas em vários outros pontos.
Por exemplo, no fato de que é preciso entender alguns conceitos antes de entrar em cheio no assunto, pois sem esse recuo teórico fica difícil entender a prática, razão pela qual muitas pessoas tentam dominar o assunto mas não conseguem, e desistem.
O mais bacana disso tudo é que atualmente o comércio eletrônico e as lojas virtuais evoluíram tanto e já foram tão testados, que podem ser aplicados a qualquer negócio, seja na área de serviços como projeto comercial e residencial, ou de venda de lojas do varejo.
Sendo assim, se o que você precisa é mergulhar de cabeça nesse universo e finalmente compreender como ele pode beneficiar seu negócio, fortalecendo sua marca e aumentando as vendas, basta seguir adiante na leitura deste artigo.
O que é e sua importância
Basicamente, os e-commerces nada mais são do que plataformas de comércio eletrônico.
Alguns confundem esse termo com o de loja virtual, mas há uma pequena diferença, no sentido de que o e-commerce é mais abrangente.
Ele inclui qualquer tipo de comércio feito pela internet, ao passo que a loja virtual remete a uma página específica de uma marca que vende seus produtos pela web.
Neste sentido, o e-commerce inclui plataformas como aplicativos de celular, redes sociais, marketplaces e tantas outras frentes que também permitem ao cliente comprar enquanto navega, informando seus dados para pagamento e para entrega.
Essa é uma vantagem do e-commerce em relação a outros conceitos da área. Assim, uma empresa que faz avaliação patrimonial pode impactar qualquer tipo de público, seguindo o modelo de negócio que for melhor para si mesma.
Hoje as modalidades mais famosas são as seguintes:
- B2B (Business to Business): Empresa para Empresa;
- B2C (Business to Consumer): Empresa para Consumidor;
- B2G (Business to Government): Empresa para Governo;
- C2C (Consumer to Consumer): Consumidor para Consumidor;
- B2E (Business to Employee): Empresa para Funcionário.
Também consiste nisso uma das maiores importâncias do comércio eletrônico, que já se mostrou capaz de absorver todas as dimensões do que antes era a compra presencial.
Deste modo, há plataformas que servem para conectar empresas entre si, ou empresas com o consumidor, que é o formato mais usual.
Todavia, também um negócio com uma frente do governo, como são as plataformas de leilão da Receita Federal e afins.
Os sites de venda de produtos usados, de consumidor para consumidor, também crescem cada vez mais, já que alguém sempre tem algo que outra pessoa precisa, e vice-versa.
1. O poder de uma tendência
Uma vantagem indiscutível de implementar o e-commerce é que os clientes já se digitalizaram há muito tempo, passando horas do dia conectados na web, lendo, curtindo, comentando, compartilhando e, claro, comprando coisas ou contratando serviços.
Isso remete ao perfil das novas gerações, também chamadas Gerações Y e Z, que são compostas pelas pessoas nascidas de meados dos anos 1980 e 2000 para cá, respectivamente.
Como essas pessoas já nasceram com um acesso redobrado à informação, à computação e à internet como um todo, elas têm outro modo de se relacionar com as marcas.
Portanto, se alguém assim quer entender mais sobre carteira de moto A, logo essa pessoa recorre às soluções digitais.
Por isso, ao encontrar sua empresa no comércio eletrônico, ela amplia seu horizonte em termos de venda e assertividade.
O mesmo vale para quem já tem uma loja física, pois será necessário migrar para o espaço digital, unificando os estoques, o suporte ao cliente e tudo o mais.
Até porque, hoje em dia mesmo quem vai comprar presencialmente, antes pesquisa pela internet.
Lembrando que já existem empresas atuando exclusivamente na modalidade digital, sem qualquer tipo de estabelecimento físico aberto ao público, o que também mostra a força do comércio eletrônico.
2. Baixo custo e presença forte
Ressaltando que existem e-commerces de todos os preços, indo desde algumas lojas virtuais que podem ser implementadas de graça, com alguns poucos cliques e funções do tipo “arrastar e solta”, até grandes magazines com milhares de produtos disponíveis.
Mas, não há erro nenhum em afirmar que o comércio eletrônico tende a ser mais barato do que montar toda a infraestrutura de um estabelecimento físico.
Até porque, por mais que a loja virtual também dependa de estoque e funcionários, é possível otimizar incrivelmente a operação, enxugando vários custos e gastos.
Ao mesmo tempo, embora tenha esse custo baixo, a internet promove uma presença muito forte. Como já deu para entender até aqui, uma loja de calçada de concreto pode impactar dezenas ou mesmo centenas de clientes diariamente.
Além disso, é possível expandir seu negócio em termos geográficos, passando a despachar seus produtos para qualquer lugar do Brasil, ou mesmo do mundo.
Inclusive, as formas de pagamento e de envio contribuem para isso. Assim, há vários modos de terceirizar essas duas frentes, tornando também a sua operação e rotina administrativa mais enxuta e mais fácil de operar.
3. Sobre o atendimento 24h
Que empresário nunca sonhou em deixar a loja aberta 24h por dia, para que os clientes pudessem vir na hora que quisessem, e comprar até mesmo aos finais de semana?
Com o e-commerce isso ocorre de modo natural, sem que custe mais caro em termos de hospedagem ou de serviços terceirizados, como as formas de pagamento e de envio.
Afinal, imagine uma loja que vende aparelho surdez. Para passar a funcionar em período dobrado, ela teria um aumento considerável na folha de pagamento e até nas contas de água, de luz, de segurança e afins, o que não ocorre na web.
Além disso, a tecnologia pode ajudar ainda mais, graças a recursos como os dos chatbots, que são robôs digitais que conversam com os visitantes sem a necessidade de interferência humana.
Assim, o cliente pode tirar dúvidas básicas como preços, prazos, andamento de alguma ordem de serviço, e o computador responde com sua inteligência artificial, aumentando o alcance da loja virtual e diminuindo, novamente, os custos.
4. Qualidade de comunicação
Por fim, muitas pessoas têm o receio de que o comércio eletrônico acabe tornando a comunicação com o público muito mecânica, perdendo em qualidade.
Nada mais falso, pois a mesma tecnologia que citamos acima pode ajudar a customizar o suporte, de maneira que cada cliente seja tratado pelo seu nome, levando em conta seu histórico de compras, suas preferências e tudo o mais.
Portanto, a marca não perde em termos de interatividade, mas ganha, já que pode crescer e ganhar em escala sem deixar de dar um suporte personalizado.
Também assim, uma loja de decoração de balão ainda pode aproveitar para entender mais a fundo o comportamento do seu público-alvo.
Há relatórios que mostram quais conteúdos eles preferem, quanto tempo passavam em cada página de venda, qual produto foi inserido no carrinho e depois abandonado.
Enfim, tudo isso ajuda a marca a traçar ações de marketing para ganhar em assertividade.
Considerações finais
Portanto, falar em e-commerce é o mesmo que tratar de uma das principais estratégias que qualquer marca pode empreender na atualidade.
Com as informações básicas e as 4 vantagens que trouxemos acima, fica bem mais fácil entender melhor esse universo, aproveitando para dar os primeiros passos nele e não perder de vista as boas práticas, que realmente trazem resultados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.