Qual o valor necessário para investir em uma estratégia de marketing ?
Uma boa estratégia de marketing faz toda a diferença para o negócio porque são essas ações que levam a empresa ao conhecimento dos consumidores. Só que mesmo sendo essencial, muitos empreendedores pensam no valor gasto.
Em primeiro lugar, é necessário entender que quando se trata de marketing os custos devem ser encarados como investimentos. Isso porque mais do que divulgar produtos e serviços, são essas estratégias que vão sustentar o negócio em tempos de crise.
É muito comum ver empreendedores investindo no estabelecimento de várias formas, como trocar o piso, decorar, fazer pintura especial, dentre outras mudanças do tipo.
Embora sejam importantes, não possuem a metade da capacidade de uma boa estratégia de marketing de realmente atrair as pessoas para a marca. Mesmo porque, antes de caprichar no visual do estabelecimento, é necessário ter clientes.
Não faz sentido ter uma loja maravilhosa se ninguém conhece ou visita o local, e a melhor maneira de fazer isso é investir em marketing.
Pensando nisso, vamos explicar quais são os fatores primordiais a se considerar na hora de investir em marketing e a importância de suas estratégias.
O que considerar na hora de investir em marketing?
Existem vários pontos que precisam ser considerados na hora de investir em marketing, e uma das dúvidas que permeiam a mente do empreendedor é se ele deve contratar uma agência ou elaborar o planejamento internamente.
Na verdade, isso depende muito do valor disponível para investir e das ações que a empresa quer colocar em prática, além de analisar os objetivos.
Para manter um profissional de marketing internamente, além de designar uma estação de trabalho individual, é necessário investimento contínuo em cursos e treinamentos para atualizá-lo sobre o mercado.
Não podemos nos esquecer dos custos relacionados à contratação que envolvem vários pontos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como:
- Piso salarial;
- Férias;
- Décimo terceiro salário;
- Tributos de contratação.
Por outro lado, uma agência possui profissionais especializados e que vão trabalhar para alcançar os resultados que a empresa deseja.
Outro ponto importante a ser considerado é o quanto investir em marketing digital em cada fase do negócio. Os valores de investimento precisam estar atrelados ao faturamento anual.
Por exemplo, no caso de um hotel bastante conhecido em seu mercado, que possui clientes recorrentes e que é bem avaliado nas redes sociais, o esforço deve ser voltado para estratégias de fidelização.
Por outro lado, uma pousada nova e que ainda não possui clientela definida, além de pouca presença digital, precisa investir um pouco mais para chegar ao patamar do hotel.
Com relação aos valores investidos, vários estudos mostram que é necessário considerar a etapa e o objetivo em que a empresa se encontra, disponibilizando um valor entre 5 e 20% do faturamento bruto anual.
Uma empresa de limpeza hospitalar que já investe em marketing pode trabalhar com uma faixa entre 5% e 12% de seu faturamento. O ponto chave da questão é que a variação tem relação com o objetivo definido e o tempo necessário para alcançar os resultados.
Por outro lado, negócios que estão começando agora e que não possuem maturidade digital devem investir entre 8% e 20% de seu faturamento bruto anual, mas isso também vai depender do objetivo.
Também é necessário avaliar o início das estratégias, ou seja, mais do que saber o quanto investir é necessário saber quando começar a fazer isso. O ideal é começar o quanto antes, pois isso vai exigir menos esforços no futuro.
Se o negócio produz conteúdo de qualidade e atualiza o site há cerca de 2 anos, está muito à frente de quem está começando agora.
Verifique também os percentuais de investimento, que devem ser para todas as ações de marketing, ou seja, portanto o marketing offline quanto o digital, o que envolve estratégias como:
- E-mail marketing;
- Site institucional;
- Blog;
- Marketing de conteúdo;
- Anúncios no rádio;
- Panfletagem.
Uma clínica de estética especializada em harmonização facial papada também deve colocar na ponta do lápis os investimentos em um profissional interno ou na contratação de uma agência.
Lembre-se de que as estratégias de marketing digital são facilmente mensuradas, uma forma de verificar quais canais e ações estão dando bons resultados, de modo a otimizar os investimentos.
Todos os dados obtidos com marketing digital melhoram as tomadas de decisão durante todo o projeto, eliminando dúvidas e achismos, transformando este trabalho em um processo empírico.
Não existe uma fórmula pronta sobre quando, como e quanto investir em marketing, pois tudo depende do faturamento e dos objetivos do negócio em relação ao seu crescimento.
De qualquer forma, uma fábrica de divisórias para escritório deve dedicar um percentual mínimo para as suas ações, além de compreender que se ela mesma não investir, ninguém mais fará isso.
Mesmo que o empreendedor possa dedicar apenas 3% de seu faturamento bruto anual já é o suficiente para aproveitar todas as vantagens que o marketing pode trazer para os negócios.
Importância de investir em estratégias de marketing
Investir em marketing é essencial para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento, visto que essas ações garantem a sobrevivência da empresa e mantém sua competitividade.
Mais do que influenciar a decisão de compra dos consumidores, tais ações são responsáveis por construir uma boa reputação para a marca e fazer com que tenha uma boa visibilidade em seu mercado.
Não faltam razões para fazer um bom planejamento de marketing online e offline, e algumas das vantagens trazidas por essas estratégias são:
Aumenta o engajamento dos colaboradores
Pode parecer estranho pensar nos colaboradores quando se fala de marketing, mas na verdade, todo tipo de empresa, como uma funilaria, precisa de funcionários engajados.
As estratégias de marketing não se restringem apenas ao público externo, na verdade, elas buscam impactar de maneira positiva todos aqueles que se envolvem com a companhia.
É assim que os funcionários se sentem mais engajados com os valores da marca, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.
Esses fatores são essenciais para reduzir a taxa de rotatividade, que faz com que a empresa gaste muito com demissão e contratação, além de perder muito com mão de obra qualificada.
Lembre-se de que os colaboradores precisam acreditar no potencial dos produtos e serviços da corporação, e assumem a linha de frente da imagem da empresa.
Educa o mercado
Muitas pessoas não conhecem uma necessidade pelo simples fato de não entenderem determinado assunto. As estratégias de marketing ajudam a educar o público em relação ao negócio.
Uma escola de aula meditação pode fazer isso por meio de produção de conteúdo relevante, que pode assumir diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens, podcast, dentre outras opções.
Muito além de simplesmente criar um anúncio, a intenção é explicar mais sobre assuntos atrelados ao mercado de atuação e que sejam do interesse da audiência.
Gera brand awareness
Brand awareness é uma estratégia que visa criar consciência de marca, ou seja, o quanto a solução oferecida está associada à companhia. Isso é importante para aumentar as vendas, expandir o negócio e fidelizar os clientes.
Só que para chegar a esse nível, uma empresa de serviço de entrega de documentos precisa fazer com que as pessoas absorvam seus valores e propósitos.
As estratégias de marketing atuam diretamente nisso, uma vez que ajudam a construir o brand awareness.
Dessa forma, toda vez que alguém pensar em determinado produto ou serviço, vai se lembrar de uma marca específica.
Conquista clientes fiéis
As estratégias de marketing não se encerram quando a empresa faz uma venda, pelo contrário, existem muitas ações que ajudam a manter o relacionamento com os clientes.
Elas os transformam em consumidores fiéis e que defendem a marca, portanto, toda vez que precisarem comprar alguma coisa, vão voltar ao estabelecimento e recomendá-lo para outras pessoas.
Aumenta as vendas
Quando uma escola de creche meio periodo investe em marketing também quer que mais pais matriculem seus filhos, ou seja, toda empresa que investe em marketing quer aumentar suas vendas.
É dessa forma que a companhia se torna lucrativa e consegue se manter ativa e competitiva no mercado, inclusive em tempos de crise.
Todo tipo de produto ou serviço deve ser vendido, e ao trabalhar corretamente as estratégias de marketing, as chances de conquistar clientes e fechar mais vendas são muito maiores.
Considerações finais
Sendo assim, nenhuma empresa, por melhor que seja, consegue sobreviver sem divulgar seus produtos ou serviços, mesmo que eles sejam excelentes e tenham um preço atraente.
Antes de qualquer coisa, a marca precisa chegar ao conhecimento dos consumidores e despertar o interesse deles, e somente as melhores estratégias de marketing são capazes de fazer isso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.