experiência do usuário

3 passos para melhorar a experiência do usuário

A experiência do usuário sempre foi um ponto de preocupação do mercado. No entanto, isso tem se intensificado com as novas perspectivas do ambiente digital.

Com o acirramento cada vez maior da concorrência das empresas nesse meio, tornou-se imperativo que o usuário seja integrado às plataformas da empresa de forma agradável.

Nesse sentido, todos os mecanismos que facilitam a sua estadia dentro de um site, por exemplo, passou a ser o foco de muitas marcas.

Isso se dá pela grande facilidade que se tem, por parte dos usuários, de encontrar as respostas para todas as suas necessidades de consumo de forma online.

Se, em outro momento, a busca por serviços gerais terceirizados era feita de forma analógica, agora, todas essas demandas podem ser solucionadas com alguns cliques.

Ou seja, antes, um cliente que estivesse buscando algum tipo de produto ou serviço, precisaria recorrer ao que estava ao seu alcance.

Isso significava, do ponto de vista empresarial, uma menor concorrência, já que não haveria possibilidade daquela pessoa encontrar muitas opções diferentes para aquele segmento.

Atualmente, com a facilidade de poucos cliques, em frações de segundos, o usuário é jogado diante de uma série de possibilidades.

Por isso, se uma empresa que faz harmonização facial mulher estiver buscando se estabelecer diante de seu mercado, é importante que ela aposte na experiência do usuário.

Uma simples pesquisa no Google pode colocar a marca em questão diante de seus clientes em potencial. Contudo, não basta apenas estar disponível para que a conexão entre os dois seja estabelecida.

É preciso que a experiência daqueles usuários seja convidativa o suficiente para a permanência naquele site, por exemplo.

Uma empresa pode oferecer um serviço excelente de polimento de porcelanato. No entanto, se o usuário não se sentir confortável dentro de seu ambiente de venda, aquilo tudo pode cair por terra.

Por essa razão, a experiência do usuário precisa ser levada em consideração sempre que possível.

A partir de sua adoção de forma adequada, é possível que algumas vantagens sejam sentidas logo de cara pela marca:

  • Retenção de clientes;
  • Conversão de lead;
  • Rankeamento;
  • Aumento do tráfego.

Algumas dessas vantagens são inerentes à consolidação de boas práticas de experiência do usuário.

Contudo, esses são apenas alguns pontos a serem destacados de forma breve. Uma estratégia com objetivos bem definidos pode, inclusive, potencializar algumas delas.

O primeiro aspecto a ser tratado é a retenção de clientes. Ou seja, esse é um momento em que aquele usuário já passou por todo o processo e, agora, vai avaliar se vai manter a contratação do serviço ou não.

Se uma lavanderia para uniformes tiver toda uma estrutura convidativa para a retenção daquele cliente, possivelmente, ele permanecerá contratando os seus serviços.

Afinal de contas, se a lavagem for de boa qualidade e a experiência daquele usuário for agradável, torna-se imprudente para o cliente parar de contratar aquela lavanderia.

Além desse ponto, tratando sobre os aspectos mais iniciais da relação com o cliente, a conversão de lead começa a ser facilitada a partir da adoção dessa estratégia.

Isso se dá, sobretudo, pela capacidade que uma plataforma intuitiva tem de convidar o usuário sempre ao próximo passo.

Essa credibilização e permanência dos usuários na plataforma, faz com que os mecanismos de busca do Google, por exemplo, entendem que aquele site é passível de ser entregue para outras pessoas.

Nesse sentido, essa capacidade de retenção de leitores traz ao site a capacidade de estar melhor rankeado entre os resultados de pesquisa. Esse ponto interfere diretamente no aumento significativo do tráfego de usuários dentro da plataforma.

O que é experiência do usuário?

Com base no panorama geral sobre a experiência do usuário, é necessário compreender quais são as suas definições.

Essa categoria, portanto, diz respeito a todos os aspectos que influenciam na permanência ou não do usuário dentro de uma plataforma.

Nesse sentido, esse é um aspecto fundamental para a contratação ou não de um produto ou serviço.

Se uma empresa de monitoramento de cameras tiver uma comunicação intensa com o seu público e uma credibilidade grande no mercado, mas não propiciar um ambiente de venda agradável, tudo isso pode estar em risco.

Urge, portanto, a necessidade de se considerar os pilares da experiência do usuário para que, assim, seja possível corrigir isso a tempo.

Os pilares da experiência do usuário

Para seguir rumo aos passos para melhorar a experiência do usuário, é preciso que se defina quais são os pilares que sustentam essa estratégia.

Design

O design é, via de regra, o primeiro contato que o cliente tem ao entrar em uma plataforma da empresa. Por essa razão, é importante que todos os seus artifícios gráficos estejam de acordo com aquele mercado.

Um design bem fundamentado é a garantia de que o usuário não irá desconfiar da credibilidade daquela empresa.

Uma construtora que está sendo procurada para fazer o serviço de impermeabilização de fachada de prédio pode ter uma grande tradição no mercado, mas, se seu site for mal construído, pode ser que o usuário não tenha a confiança adequada.

Isso se dá, sobretudo, por conta do receio que se pode obter diante de um fornecimento de dados para um site que não se confia.

Utilidade, acessibilidade e intuitividade

Do ponto de vista da utilidade, um profissional com capacidade na experiência do usuário precisa ser contratado.

Os UX Design são responsáveis por otimizar todos os mecanismos gráficos e funcionais de um site para direcioná-los para a experiência do usuário.

Já a acessibilidade tem a ver com o fato do site poder ser acessado sob diversas circunstâncias. Nesse sentido, por exemplo, entra a adaptação para mobile first que consiste em priorizar o carregamento das páginas via smartphone.

O último pilar colocado em conjunto é a interatividade da plataforma, ou seja, todos os aspectos devem convergir para que o cliente perceba de forma clara qual é o próximo passo a ser dado.

Por conta disso, é imprescindível que um profissional de UX esteja capitaneando a equipe responsável.

Um site que está colocando em promoção a sua estação de trabalho 3 lugares precisa, principalmente, que esses três elementos convertam o lead em cliente.

Humanização e originalidade

Diante da urgência e exigência que os usuários têm ao entrar em uma plataforma para efetuar algum tipo de interação, é importante que alguns elementos de humanização sejam levados em consideração.

Mecanismos de aproximação com o cliente através de alguns elementos interativos e de conversação via chat podem garantir a sua estadia naquele ambiente.

Além disso, é preciso que a identidade visual da empresa faça parte de todos os aspectos do site. Essa originalidade traz ao usuário uma perspectiva de novidade e isso pode ser fundamental na hora da consideração da compra.

Se, porventura, uma empresa que faz limpeza de teto automotivo tiver todos esses elementos convergindo aos olhos do usuário, a chance dele fixar a marca como referência no segmento é grande.

Passo a passo para se obter sucesso

Com as determinações dos pilares essenciais para a experiência do usuário consolidada, é possível avançar rumo aos três passos fundamentais.

Definir objetivos

Essa é uma etapa comum a toda estratégia que se pretende implementar. No entanto, é preciso deixar claro alguns detalhes nessa definição.

A primeira delas é entender o que tem feito os usuários se incomodarem dentro da plataforma da empresa.

Diante disso, é possível entender se os objetivos estão baseados na retenção de leads ou no acompanhamento da jornada do cliente a partir do funil de vendas.

Por isso, é preciso avaliar toda a dinâmica de acesso do site da empresa para que, então, seja possível aplicar a realização de novos objetivos.

Fazer testes

É certo que toda a estratégia, em seu curso, demandará alguns ajustes. Porém, para evitar que isso ganhe proporções muito grandes, é preciso efetuar alguns testes.

Isso significa dizer que a aplicação de novas ferramentas precisam ter o mínimo de funcionalidade para conseguir interagir com o mercado.

Logicamente, mesmo a partir desses testes, outros elementos de equívocos aparecerão no curso da aplicação.

Contudo, é necessário garantir que a experiência do usuário não seja minada logo de cara. Esse descuido pode significar uma perda de mercado significativa.

Crie um design intuitivo

Nesse passo, é onde alguma dúvida pode surgir no sentido de “será que essa plataforma direciona qualquer usuário à compra?”. Por esse motivo, além de uma identidade visual condizente com a empresa, o caráter intuitivo tem que estar na ordem do dia.

É esse aspecto que, ao fim de tudo, vai definir ou não se o usuário se tornará um cliente da empresa. Afinal, é de total importância a contratação de um profissional de UX Design junto de um programador para a efetivação dessa estratégia.

Considerações finais

É certo que a experiência do usuário tem sido cada vez mais uma preocupação das empresas. Com um mercado cada vez mais acirrado, é preciso se diferenciar e, portanto, que se propicie uma plataforma coerente com os objetivos.

Entender quais são os pilares que fundamentam a experiência do usuário, nesse sentido, é essencial. Com eles em mente, definir os objetivos estratégicos para aplicá-los é um dos pontos fundamentais.

Para isso, é preciso que testes sejam feitos a fim de não proporcionar uma experiência negativa ao usuário. Ademais, a contratação de um UX Design para a manutenção de boas práticas nesse sentido é fundamental.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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