Veja 5 novos fatores que influenciam o comportamento do consumidor
Você sabia que existem fatores que influenciam o comportamento do consumidor?! Nesse sentido, é importante que as empresas atentem para esse tipo de análise, pois ela é capaz de impactar diretamente nas vendas.
Entender esse cenário é relevante para compreender como os líderes criativos devem inovar para que a organização se mantenha relevante no mercado. Inclusive, a pandemia gerada pela Covid-19 acrescentou novos fatores a serem analisados no comportamento do consumidor moderno.
Se você tem interesse pelo tema e quer descobrir quais são os 5 fatores que tendem a influenciar o comportamento dos consumidores, inclusive os mais recentes, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Não perca!
1. Fluência digital
A digitalização permitiu que, mesmo durante a pandemia, muitas organizações mantivessem as suas rotinas. Como consequência, até mesmo as pessoas que não eram tão próximas à tecnologia tiveram que se adaptar. Esse fator influenciou de maneira direta no comportamento do consumidor que, por sua vez, passou a consumir mais produtos online.
Para acompanhar essa tendência é preciso que as marcas se façam presente no ambiente digital para alcançarem mais clientes, especialmente porque o esperado é que cada vez mais pessoas sejam adeptas a modalidade de compra virtual.
2. Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia. Por isso, é fundamental que as empresas adaptem a sua atuação no mercado e se voltem para uma economia mais sustentável a fim de atenderem às exigências dos clientes que já optam por consumirem em organizações que adotam uma nova postura.
3. Medos e ansiedades
Entre os fatores que influenciam o comportamento do consumidor também estão os medos e as ansiedades. Seja em razão de uma experiência desagradável com outra marca ou até mesmo por preconceito com a área de atuação da empresa, muitas pessoas têm receio de realizarem determinados negócios.
Esse mesmo medo por ser observado, por exemplo, em pessoas que temem serem enganadas no ambiente virtual — motivo pelo qual muitos indivíduos ainda desconfiam e têm preferência pela compra na loja física. Para driblar esse problema a marca deve passar sempre segurança ao seu consumidor.
4. Tendências
Estar por dentro das tendências também é um dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Existem determinados ramos, como o de vestuário, que as tendências não só interferem no comportamento de compra, mas também em todo o conceito de moda — motivo pelo qual novas coleções surgem com frequência.
Uma orientação relevante para se manter por dentro das tendências é nunca se acomodar e sempre procurar oferecer uma experiência de compra mais completa e criar maneiras de atender melhor os clientes. Ao atentar a esses pontos é possível até mesmo inovar no seu próprio negócio e passar a ditar algumas tendências na sua área de atuação.
5. Trabalho remoto
O trabalho remoto se tornou uma realidade mais presente do que nunca em razão da pandemia e também gerou consequências no comportamento dos consumidores, uma vez que passamos mais tempo em casa, novas necessidades surgem. É o caso, por exemplo, da atividade física feita em casa que ganhou muitos adeptos.
Agora que você já conhece 5 fatores que influenciam o comportamento do consumidor, lembre-se que é fundamental que as empresas se adaptem a eles para se manterem competitivas no mercado. Para tanto, é preciso contar com o planejamento adequado e definir boas estratégias.
Para se aprofundar ainda mais sobre o assunto, continue a visita em nosso blog e descubra como chamar a atenção do consumidor moderno na pandemia!